Novembro Azul



A cada 7 minutos, um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil. Esse e outros dados servem de alerta sobre a necessidade de uma atuação maior sobre saúde masculina no país.



A próstata é uma glândula que só o homem possui. Localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, esse órgão produz o líquido prostático. Essa substância é vital para a composição do sêmen porque protege os espermatozoides e aumenta as possibilidades reprodutivas. Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor.



A doença pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.



Bons hábitos, por mais clichê que pareçam, são de importância crucial na prevenção de doenças, inclusive do câncer de próstata. Quando falamos em prevenção é necessário destacarmos que algumas medidas preventivas são facilmente aplicáveis, como mudanças em hábitos de vida. É importante manter a prática de atividades físicas e uma alimentação rica em vegetais e pobre em gorduras.



Estimular discussões sobre o tema é vital para combater o preconceito e estimular a prática preventiva entre o público masculino.



Vale destacar que o toque retal é um exame rápido e importante para o diagnóstico de câncer de próstata. O exame de toque retal dura de 9 a 15 segundos e é o método mais confiável para identificar se há algo de errado com a próstata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *