Dia Nacional do combate ao Câncer

Datas relacionadas ao câncer
30 de maio de 2018
Tipos de Câncer de pele!
4 de dezembro de 2018

Dia Nacional do combate ao Câncer

27 de Novembro de 1988 foi instituído o dia nacional do combate ao câncer, com finalidade de mobilizar a população a prevenção da doença. Ele é a segunda principal causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

O câncer é um grupo de doenças que se caracterizam pela multiplicação de células de maneira incontrolável e desordenada, formando tumores. Essas células multiplicam-se e invadem órgãos, podendo, inclusive, atingir outras partes que não a sua de origem. Essa última situação é denominada de metástase.
Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são: o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto.

Apresentando causas variadas que envolvem fatores genéticos e também ambientais. Entre os fatores ambientais, que incluem aspectos do meio em que vivemos e nossos hábitos de vida, podemos citar a radiação solar, uso de medicamentos, alcoolismo, tabagismo, hábitos alimentares pouco saudáveis e comportamento sexual de risco.
Segundo pesquisas estatísticas do INCA, a estimativa de incidência de câncer no Brasil em 2018 / 2019 diz que serão registrados mais de 600 mil novos casos de câncer durante este período. Suas formas de tratamento são: A Radioterapia, Quimioterapia, Cirurgia e Transplante de medula óssea.

Por possuir causas variadas, não existe uma forma verdadeiramente eficaz para prevenir o câncer. Entretanto, adotar hábitos de vida saudáveis pode diminuir significativamente os riscos de desenvolver essa doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *